quem somos
Juan José Pino
Diretor comercial e Relações Públicas

Argentino residente no Brasil, Juan é empresário com experiência de mais de 30 anos na área comercial. Formado em economia e especializado em negócios ele é responsável pelas relações públicas e pela comercialização dos conteúdos dentro e fora do país.
Isabelle de melo anchieta
AUTORA/ROTEIRISTA, APRESENTADORA E DIRETORA DA CULT DOCS

Isabelle é a autora dos conteúdos da Cult Docs. Doutora em Sociologia da Imagem pela USP e atualmente professora convidada da pós-graduação de História da mesma universidade. A jovem também foi documentarista da TV Cultura e  editora de texto e âncora da Rede Globo Minas.

Recebeu em 2014 um prêmio internacional pela ISA/UNESCO  como jovem socióloga. Conquistou a distinção acadêmica pela defesa de sua tese de doutorado “Imagens da Mulher no Ocidente Moderno” pela USP, em 2014. Trabalho pelo qual se dedicou 8 anos passando por uma série de experiências de pesquisa internacional. Um de seus capítulos é, inclusive, dedicado ao Cinema. Analisou mais de 80 filmes desde o Cinema Mudo até a atualidade.
Possui também prêmio nacional pelo Rumos Itaú Cultural como jornalista cultural, 2008.
Isabelle administra 5 redes sociais e é seguida por mais de 44 mil pessoas de várias nacionalidades. 

Conciliando formação acadêmica com a experiência em TV, a jovem doutora em Sociologia da Imagem e professora convidada da USP, Isabelle Anchieta é a autora das séries documentais e será também responsável pelos roteiros, pesquisa e apresentação de algumas séries. 

Link para ver os seus trabalhos:

 
Núcleo Criativo

HELENA SOLBERG–LÍDER
DIRETOR E DIRETOR DE FOTOGRAFIA

Conhecida por ser a única mulher do Cinema Novo, Helena Solberg possui uma longa e consistente carreira como documentarista e cineasta. Com 15 obras sendo a maioria documentários, Helena recebeu mais de 40 prêmios nos mais prestigiados festivais nacionais e internacionais da área. Segundo Mariana Tavares, sua biógrafa e também integrante deste Núcleo, Helena tem como característica marcante a “predileção por temas amplos e sua repercussão na individualidade dos personagens como a exploração da força de trabalho da mulher na América Latina ou a relação da poesia com a música popular brasileira” (TAVARES). Em 2014 recebeu homenagem por sua obra durante o Festival Internacional de Documentários, É tudo Verdade. Em 2011 foi também homenageada pelo Festival Internacional de Cinema Feminino, o Femina.

A ampla experiência da cineasta e sua vinculação a temas sociais e culturais tornam Helena Solberg a líder adequada na condução das séries e formatos propostos pelo Núcleo Cult Docs. Poderá oferecer sua visada e seu engajamento social e cultural para o pleno desenvolvimento deste Núcleo criativo.

VICTOR LOPES
DIRETOR E DIRETOR DE FOTOGRAFIA

Diretor e roteirista e reconhecido Victor Lopes acumula 25 prêmios relevantes em sua carreira. Dirigiu séries e programas para History Channel, Arte-France, GNT, Multishow, Futura, e Rede Globo. Além de ter curtas e longas premiados como Bala Perdida; Serra Pelada e Línguas-Vida em Português. Em 2015, dirige BETINHO, A ESPERANÇA EQUILIBRISTA, biografia do sociólogo e ativista que se tornou um dos símbolos da história recente do país. Victor manifesta em suas obras o interesse por temas sociais, artísticos-culturais e de cidadania. O que o torna um Script Doctor adequado para a cartela de projetos proposta pela CultDocs. Victor terá a responsabilidade de acompanhar, revisar e orientar a produção dos roteiros.
ALFREDO ALVES
DIRETOR E ROTEIRISTA

Alfredo Alves, diretor e roteirista de cinema e televisão, desde 1984 dirige e roteiriza documentários, filmes educativos, comerciais, programas de TV, programas institucionais, ficções, veiculados em emissoras brasileiras como GNT - GLOBOSAT, TV Globo, TV Educativa, Bandeirantes, SBT, Rede Minas e no exterior, como RAI-2 da Itália, TV Holandesa, TV Espanhola, Globo Internacional e vários canais da América Latina e EUA. Seus trabalhos receberam mais de 20 prêmios em importantes festivais, como: Cologne - Alemanha, Utrecht - Holanda, Guadalaraja - México, Havana - Cuba, Mix Brasil, São Luís e Vídeo Escola, entre outros.

Agraciado, em 1997, com a mostra “Vídeo Autor do Mês”, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, alguns dos seus filmes, como “Acorda Raimundo, Acorda!”, são referência obrigatória para estudantes de Comunicação em diversas instituições de ensino

DAVID MEYER
PRODUTOR

David Meyer trabalhou cinco anos no ABC News em Nova York, onde produziu vários programas, documentários, e reportagens sobre uma variedade de assuntos, desde a primeira reportagem nacional sobre os sequelas da herbicida Agent Orange durante a guerra de Vietnã aos assassinatos das freiras americanas durante a guerra civil em El Salvador. Sua produção "Childsnatching" foi nomeado para o National Emmy Award.
Em seguida co-produziu o documentário independente "Roses in December." Ele tem produzido documentários, programas e reportagens para emissoras internacionais em vários países, como por exemplo PBS, HBO, WNET, WNYC-TV, BBC, Channel 4 Television, RTP, The National Film Board of Canada, Arts & Entertainment, Turner Broadcasting e National Geographic Television.
Como produtor, já chefiou filmagens em vários países do mundo, inclusive nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Chile, México, América Central, Inglaterra, Irlanda, Nigeria e Vanuatu. Ele tem experiência trabalhando nos principais formatos de filmagem, desde 35 e 16mm negativo, todos os formatos de video e as novas tecnologias digitais. Atualmente, além de projetos de documentários, ele desenvolve o longa-metragem Ponzi's Last Stand, como roteirista e produtor.

O desenvolvimento do projeto foi apoiado pela Riofilme e a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, e foi selecionado para a iniciativa Films From Rio, com apresentações nos festivais de Berlim, Cannes e Ventana Sul.

BEL BECHARA E SANDRO SERPA
Roteiristas

Com 40 prêmios relevantes os roteiristas Bel Bechara e Sandro Serpa trabalham juntos desde 1998 com cinema e vídeo. Em 2001 fundaram a Macondo Filmes, empresa pela qual realizam seus projetos autorais e prestam serviços.

SIMONE PAULA REGO

Simone Paula Rego é roteirista e desenvolve conteúdos para Tv e cinema - programas, séries, documentários e ficção. Em São Paulo foi roteirista de programas para as emissoras: Tv Bandeirantes, Tv Manchete, Tv Record, TV Globo e SESC Tv. Em 2006, em Belo Horizonte, participou do projeto de criação e implantação do primeiro programa de ficção da Rede Minas de Televisão - o infantil “Dango Balango”, atualmente no ar com veiculação nacional pela Tv Brasil. Na Rede Minas participou da implantação de programas e projetos que incluíram a busca de novas linguagens como a introdução da ficção no telejornalismo, fez direção de um programa ao vivo semanal , apresentou programas de meio ambiente e ministrou workshops de roteiro voltados para a reciclagem profissional dos funcionários da Rede Minas. Participou como roteirista e diretora do projeto multimídia “Amor Rarefeito” numa parceria entre a Hochschule Karlsruhe Technik und Wirtschaft, na Alemanha e o Cefet - MG.
JACQUES FUX
PESQUISADOR/produtor

Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013 como livro Antiterapias, e vencedor do Prêmio CAPES de Melhor Tese de Letras/Linguística 2011. Pesquisador Visitante na Universidade de Harvard (2012- 2014) e pós-doutor em Teoria Literária pela Unicamp. Jacques é doutor em Literatura Comparada (UFMG) e doutor em Literatura Francesa (Université Charles-de-Gaulle). Seu novo romance Brochadas (Menção Honrosa no Prêmio Cidade de Belo Horizonte) será lançado em Maio pela Editora Rocco. 

Link para ver os seus trabalhos:

PAULO ROCHA
DIRETOR E DIRETOR DE FOTOGRAFIA

Diretor de Fotografia e Diretor de programas culturais, como “Bem Cultural” da TV Cultura/ Rede Minas, Paulo Rocha foi duas vezes vencedor do prêmio concedido pelo Instituto do Patrimônio Cultural (IPHAN) por seus trabalhos. Realizou curso de formação em audiovisual em Palma de Mallorca, Espanha e de iluminação pelo SENAC. É também o responsável pela videografia do museu de Congonhas _ uma parceria da UNESCO com a Rede Minas de Televisão. Destaca-se dentre seus trabalhos mais recentes a direção, edição e o roteiro do documentário “Benjamim Guimarães, o condutor de historias”, projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo e realizado pela Rede Minas de Televisão e do documentário “Arturos”, uma parceria da Rede Minas com o IEPHA.
 Trabalhou por sete anos na TV Cultura/Rede Minas de Televisão, onde desempenhou os cargos de câmera, editor e diretor de programas como Leila Entrevista, Dango Balango, Diverso, dentre outros.

Link para ver os seus trabalhos:

CONSULTORES
MARIANA TAVARES
CONSULTORA

Mariana Tavares, diretora, roteirista e pós-doutora em Cinema com mais de 20 documentários realizados e exibidos, com 8 prêmios em sua carreira, como o prêmio Ministério da Cultura de Aquisição, em 2001, com documentário “Giramundo, uma história de Títeres e Marionetes”. Seu mais recente trabalho é o documentário “Toque de Samba” (2014), exibido durante o Festival Primeiro Plano e no I Colóquio Brasileiro Cinema de Autoria Feminina. Mariana foi diretora e roteirista de vídeos educativos e institucionais da Rede Minas de Televisão/ TV Cultura durante 20 anos de sua carreira e apresentadora do programa “Curta” (1999-2013) e do “Quadro de Cinema”(2003-2006), ambos na Rede Minas.

Mariana concilia a experiência na área documental com uma sólida formação acadêmica. Pós-doutora e doutora em Cinema e Arte pela UFMG e professora, Mariana lançou em 2014 o livro fruto de sua tese: “Helena Solberg, do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo” com apoio da Imprensa Oficial e do Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade”.



Link para ver os seus trabalhos:

MARCOS DE OLIVEIRA
Consultoria de MERCADO

Foi Diretor Executivo das operações no Brasil da Motion Picture Association (MPA). Também trabalhou como Diretor Executivo da Twentieth Century Fox Australia. Antes dessa posição na Twentieth Century Fox, o executivo trabalhou como Gerente Geral da Fox-Warner por 10 anos. Marcos de Oliveira obteve o seu diploma em Administração de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e Mestrado pela Fundação Getúlio Vargas - CEAG e pela Kellogg Graduate School of Management em Chicago. 

Com passagem como diretor executivo em emissoras internacionais relevantes como Motion Pictures, Fox e Warner, Marcos de Oliveira é um integrante importante tanto para orientar os conteúdos e roteiros para o mercado, como para traçar estratégias comerciais para a venda das séries documentais.
Rodrigo Dias Arnaut
Transmídia / Inovação

Com mais de 15 prêmios nacionais e internacionais em sua carreira, Rodrigo é mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela ESPM, Engenheiro de Computação (USJT) e Técnico em eletrônica pela ETE GV; Rodrigo possui mais de 21 anos de experiência em gestão de negócios e tecnologias nas áreas de: Internet (Startup de Agência Digital, Artelider), TI, Comunicação, P&D de projetos para TV: engenharia, esportes, jornalismo e entretenimento; Telemetria, aplicativos para multiplataformas móveis (celular, tablets PCs), TV digital, interatividade, tecnologia da informação, geolocalização, computação gráfica, especialização em redes sociais e transmidia.  Atua como líder de inovação e pesquisador de sistemas de TV no departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da TV Globo há 18 anos e professor colaborador da FAAP na disciplina mídias digitais para graduação e pós-graduação. Além de mais de 15 prêmios por reconhecimento em criatividade, trabalho em equipe e inovação, sendo 3 mais recentes em 2012 para o projeto do chip em árvores contra desmatamento ilegal na Floresta Amazônica e 1 pelo aplicativo de segunda tela Brasileirão 2011, todos pela TV Globo. 

Destacam-se os prêmios:

Prêmio Destaque do ano 2013 (TV Globo/SP) pela solução de monitoramento via internet e exibição interativa e uso de tablet com informações de trânsito em 3D e tempo real para os telejornais.
Prêmio internacional “IBC Special Award” (Amsterdan/Holanda), pelo projeto “Flutuador” em 2010 e o 6º Prêmio Allianz de Telejornalismo 2012, pelo projeto de chips em árvores e desmatamento ilegal sobre “Roubo na Floresta Amazônica”. 
organograma
Responsável por manter a linha editorial dos projetos
Líder
Helena
Solberg
Roteirista supervisora
Isabelle
Anchieta
Roteiristas
Simone
Paula Rêgo
Clarissa
Moebus
Ramalho
Mariana
Tavares
Isabelle
Anchieta
Roteirista
assistente
Jacques
Fux
Concepção Audiovisual
Paulo
Henrique
Rocha
Pesquisadores Doutores
Jacques
Fux
Isabelle
Anchieta
produtores
Magda
Salles
consultores externos
Transmídia
Rodrigo
Dias
Arnaut
Audiovisual
Antônio
Luiz
Mendes
Mercado
Marcos
de Oliveira
Acadêmicos
Maria Arminda
do Nascimento
Arruda
José
Jobson
Arruda
advogados
Cesnik Quintino
& Salinas