Isabelle é a autora dos conteúdos da Cult Docs. Doutora em Sociologia da Imagem pela USP e atualmente professora convidada da pós-graduação de História da mesma universidade. A jovem também foi documentarista da TV Cultura e editora de texto e âncora da Rede Globo Minas.
Recebeu em 2014 um prêmio internacional pela ISA/UNESCO como jovem socióloga. Conquistou a distinção acadêmica pela defesa de sua tese de doutorado “Imagens da Mulher no Ocidente Moderno” pela USP, em 2014. Trabalho pelo qual se dedicou 8 anos passando por uma série de experiências de pesquisa internacional. Um de seus capítulos é, inclusive, dedicado ao Cinema. Analisou mais de 80 filmes desde o Cinema Mudo até a atualidade.
Possui também prêmio nacional pelo Rumos Itaú Cultural como jornalista cultural, 2008.
Isabelle administra 5 redes sociais e é seguida por mais de 44 mil pessoas de várias nacionalidades.
Conciliando formação acadêmica com a experiência em TV, a jovem doutora em Sociologia da Imagem e professora convidada da USP, Isabelle Anchieta é a autora das séries documentais e será também responsável pelos roteiros, pesquisa e apresentação de algumas séries.
Link para ver os seus trabalhos:HELENA SOLBERG–LÍDER
DIRETOR E DIRETOR DE FOTOGRAFIA
Conhecida por ser a única mulher do Cinema Novo, Helena Solberg possui uma longa e consistente carreira como documentarista e cineasta. Com 15 obras sendo a maioria documentários, Helena recebeu mais de 40 prêmios nos mais prestigiados festivais nacionais e internacionais da área. Segundo Mariana Tavares, sua biógrafa e também integrante deste Núcleo, Helena tem como característica marcante a “predileção por temas amplos e sua repercussão na individualidade dos personagens como a exploração da força de trabalho da mulher na América Latina ou a relação da poesia com a música popular brasileira” (TAVARES). Em 2014 recebeu homenagem por sua obra durante o Festival Internacional de Documentários, É tudo Verdade. Em 2011 foi também homenageada pelo Festival Internacional de Cinema Feminino, o Femina.
A ampla experiência da cineasta e sua vinculação a temas sociais e culturais tornam Helena Solberg a líder adequada na condução das séries e formatos propostos pelo Núcleo Cult Docs. Poderá oferecer sua visada e seu engajamento social e cultural para o pleno desenvolvimento deste Núcleo criativo.
DAVID MEYER
PRODUTOR
David Meyer trabalhou cinco anos no ABC News em Nova York, onde produziu vários programas, documentários, e reportagens sobre uma variedade de assuntos, desde a primeira reportagem nacional sobre os sequelas da herbicida Agent Orange durante a guerra de Vietnã aos assassinatos das freiras americanas durante a guerra civil em El Salvador. Sua produção "Childsnatching" foi nomeado para o National Emmy Award.
Em seguida co-produziu o documentário independente "Roses in December." Ele tem produzido documentários, programas e reportagens para emissoras internacionais em vários países, como por exemplo PBS, HBO, WNET, WNYC-TV, BBC, Channel 4 Television, RTP, The National Film Board of Canada, Arts & Entertainment, Turner Broadcasting e National Geographic Television.
Como produtor, já chefiou filmagens em vários países do mundo, inclusive nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Chile, México, América Central, Inglaterra, Irlanda, Nigeria e Vanuatu. Ele tem experiência trabalhando nos principais formatos de filmagem, desde 35 e 16mm negativo, todos os formatos de video e as novas tecnologias digitais. Atualmente, além de projetos de documentários, ele desenvolve o longa-metragem Ponzi's Last Stand, como roteirista e produtor.
O desenvolvimento do projeto foi apoiado pela Riofilme e a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, e foi selecionado para a iniciativa Films From Rio, com apresentações nos festivais de Berlim, Cannes e Ventana Sul.
BEL BECHARA E SANDRO SERPA
Roteiristas
Com 40 prêmios relevantes os roteiristas Bel Bechara e Sandro Serpa trabalham juntos desde 1998 com cinema e vídeo. Em 2001 fundaram a Macondo Filmes, empresa pela qual realizam seus projetos autorais e prestam serviços.
Mariana Tavares, diretora, roteirista e pós-doutora em Cinema com mais de 20 documentários realizados e exibidos, com 8 prêmios em sua carreira, como o prêmio Ministério da Cultura de Aquisição, em 2001, com documentário “Giramundo, uma história de Títeres e Marionetes”. Seu mais recente trabalho é o documentário “Toque de Samba” (2014), exibido durante o Festival Primeiro Plano e no I Colóquio Brasileiro Cinema de Autoria Feminina. Mariana foi diretora e roteirista de vídeos educativos e institucionais da Rede Minas de Televisão/ TV Cultura durante 20 anos de sua carreira e apresentadora do programa “Curta” (1999-2013) e do “Quadro de Cinema”(2003-2006), ambos na Rede Minas.
Mariana concilia a experiência na área documental com uma sólida formação acadêmica. Pós-doutora e doutora em Cinema e Arte pela UFMG e professora, Mariana lançou em 2014 o livro fruto de sua tese: “Helena Solberg, do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo” com apoio da Imprensa Oficial e do Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade”.